sábado, 15 de outubro de 2011

Dia dos professores e o descaso educacional

15 de outubro, dia do professor em terras tupiniquins, é um dia que infelizmente neste país medíocre não dá para se comemorar.
Muitos professores nem sabem da origem desta data, mas cobram que ela seja feriado, mesmo assim irei dizer um pouco sobre o dia do professor!
No dia 15 de outubro de 1827, dom Pedro I baixou um decreto instituindo o ensino elementar na colônia exportadora de pau.
Mas a data de fato, foi comemorada e dedicada efetivamente ao mestre no ano de 1947 que teve em São Paulo a comemoração efetiva da data.
Mas só em 14 de outubro de 1963, que a data foi oficializada em decreto de número 52.682 como feriado escolar.
Mas voltaremos à nossa torpe realidade.
Hoje no Brasil, o professor que é o pilar da educação e pai de todas as outras profissões é renegado, perseguido e vítima de violência do estado e de seus alunos.
Em muitos casos são mal-formados, mal remunerados entre outros maus que só assolam a nossa educação.
Um caso especial ocorre em nosso estado de São Paulo, onde os professores são oprimidos por um governo elitista que há 16 anos dá as cartas no estado e mesmo assim eles não aprendem, pois em toda a eleição, se você reparar a classe docente é a que mais vota no PSDB.
Mas esse caso de amor e ódio entre docentes e PSDB sempre tem resultados trágicos para o elo mais fraco desta corrente que é exatamente o aluno.
Nem gosto de lembrar, pois tenho muitos amigos professores e até cogito em entrar no time mas muitas vezes, pessoas instruídas e de ensino superior completo se seduzem aos encantos da lavagem cerebral que os sindicatos e sindicalistas fazem com seus membros e filiados.
Toda greve em serviço essencial é abusiva em minha opinião e sempre digo que na saúde, educação e segurança pública deveria inclusive restringir ou até cassar o direito de greve.
Uma greve de professores tem efeitos drásticos em toda a cadeia produtiva, pois alunos de ensino médio ficam a mercê destes terroristas em pele de sindicalistas, sofrem e depois o resultado nós vemos quando sai as provas do ENEM e a quantidade mínima dos alunos oriundos de escolas públicas ingressam em universidades públicas.
O descaso educacional que vivemos em nosso país é culpa de uma tríade maldita que são as vértices: Sociedade, Professores e Governo.
Enquanto nenhum destes lados se respeitarem e se entenderem, continuaremos sendo uma economia top 10 com educação top -1000.
E nisso todos tem a sua parcela de culpa, eu disse todos!
O governo porque além de não valorizar a classe docente, não dá condições de trabalho e lotam as salas com 40, 50 alunos.
Não se tem políticas educacionais efetivas, não há incentivos para o ingresso da juventude no magistério e não se investe na profissionalização da gestão e administração escolar.
Nem vou falar dos recursos, pois um governo que considera a educação como gasto e não como investimento...Sem comentários!
A sociedade além de ser refém também é vilã!
É dela a responsabilidade de escolher os representantes, de educar o seu filho (sim, jovem a boa educação vem de casa, a escola apenas complementa e desenvolve) e principalmente acompanhar o processo.
Coisas simples como participar dos projetos, da comunidade escolar, ou pelo menos ir à reunião de pais que nossa, é um grande esforço ir ver como está o desempenho de seu filho uma vez a cada dois meses.
Também cabe à sociedade acompanhar o andamento das notas e comportamento do rebento, né?
Sim, chegou a hora de apontar o porque os professores são vítimas e também são vilões.
Estou cansado de ver professores reclamando de salários, salários e mais salários.
Tudo bem, ninguém vive sem dinheiro, mas a educação não é só salário!
É preparo e dedicação também! Eu sei que não dá pra se preparar acumulando cargos e tendo que cuidar de 200 alunos em média, mas se vê que muitos professores estão estagnados.
Somente com a graduação e nada além disso.
Tem professor que faz piquete com os terroristas sindicais pedindo redução da jornada, mas nem sabe elaborar um plano de aula decente.
Há muito corporativismo na classe docente, há guerra de vaidades, há tudo de ruim que se pode imaginar, como má gestão, diretores e supervisores omissos, e eles não percebem que tudo isso prejudica a nossa educação e o futuro de milhões de alunos.
Sei que essas críticas não se aplicam a todos os docentes.
Tem várias formas de se reivindicar os direitos e não fazer como uma professorinha nordestina que aproveitou seus 15 segundos de fama para deslanchar sua candidatura política e é claro participar de programas de auditório como Faustão entre outros como se pode ver logo abaixo o discurso populista da srta Amanda Gurgel


O que mais dói é saber que apesar dela ter dito um monte de verdades, muitos professores postaram esse vídeo em seus perfis de redes sociais e afins, mas apesar deste monte de verdades, ela também não fala do que seus colegas fazem em prol da educação em seu estado.
Beleza, mas vamos voltar ao dia do professor e eu vou terminar meu raciocínio.
Nosso país tem que aprender e muito com nações desenvolvidas como Coréia do Sul, Finlândia e Japão que são potencias educacionais.
E pra finalizar: EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SE FAZ TAMBÉM MEDINDO E COBRANDO DESEMPENHO DOS PROFESSORES!!!!!
Tá insatisfeito, pegue seu boné e FORA!
Profissionais de ensino superior é o que mais se precisa em uma nação em desenvolvimento como a nossa.
Não vamos afundar ainda mais a educação da 8ª maior economia do mundo!
E tenho dito!


Parabéns a todos os professores que dignificam a classe!   

PS: Não generalizei em nenhuma vez!
As críticas se aplicam aos badernistas e terroristas que usam da causa educacional para promover arruaças e prejudicar milhões de alunos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário